Poderei viajar para Luxemburgo a partir de 01/07/2021?

Compartilhe em:

Esta é a pergunta que muitos clientes nos fazem para finalizar os pedidos de recuperação ou opção.

Atualmente a fronteira de Luxemburgo está oficialmente fechada para cidadãos de países de fora da União Europeia até 30/06/2021. A Comissão Europeia recomendou no dia 3/5/2021 aos seus estados membros a retirada das restrições de viagem não essenciais permitindo que pessoas que tenham sido vacinadas há pelo menos 14 dias após a última dose recomendada a poderem viajar. Ou então, liberar o acesso aos viajantes que não estejam vacinados mas venham de países onde a quantidade de infecções esteja dentro de um critério aceitável. Tal critério será relaxado levemente e permitirá que mais países consigam acesso a Europa. Claro que exames negativos PCR e/ou quarentenas poderão ainda serem exigidos.

Segundo o comunicado, não apenas as vacinas já autorizadas na UE seriam aceitas, mas também aquelas que constam na lista de vacinas emergenciais da OMS (a Sinovac está na lista).

Se, por um lado isto é animador, e abre uma perspectiva de que os brasileiros que queiram finalizar sua RECUPERAÇÃO ou OPÇÃO pela nacionalidade luxemburguesa consigam finalmente realiza-la, por outro, o mesmo comunicado cria e alerta para um “Emergency Break”, um mecanismo para rapidamente suspender as viagens no caso de um país ter uma variante nova ou mesmo uma explosão de casos. Este mecanismo de proteção foi feito para evitar uma difusão acidental de uma nova cepa.

Existem sinais adicionais que nos preocupam como , por exemplo , da Bélgica que baniu desde abril todos os vôos do Brasil/India/Africa do Sul por medo de que alguma variante pudesse penetrar em seu território. Ou como a Bulgária que também baniu entrada de cidadãos do Brasil, India e outros países africanos a partir de primeiro de maio .

Como o número de infectados no Brasil ainda está alto, não percebemos que o Brasil estará na lista de países onde “não vacinados” poderão ingressar . Se a tendência de redução de casos como está em SP continuar, e esta tendência se espalhar pelo Brasil, até existe chance.


Por tudo isso, estimamos que “na prática” as viagens ficarão proibidas ou dificultadas por mais algum tempo, até porque nem todos terão acesso a vacina tão rapidamente no Brasil.

Luxemburgo inicia o piloto deste Passaporte COVID-19 em 10/05/2021 em conjunto com mais 16 países da União Europeia. A OMS está trabalhando para ter um modelo mundial de tal documento.

6 respostas para “Poderei viajar para Luxemburgo a partir de 01/07/2021?”

  1. Por favor, tive o direito à nacionalidade aprovado porém com a obrigatoriedade de ir à Luxemburgo até dezembro de 2020 para efetivar a cidadania. No final do ano passado, o prazo foi prorrogado até o fim de 2021. Como a entrada de brasileiros continua vetada, haverá prorrogação do prazo novamente?

    1. Ana consideramos como muito provável que a Ministra prorrogará novamente. Ela já anunciou publicamente que faria o pedido a Camara de Deputados. Mas até agora não oficializou o pedido. Portanto acompanhe aqui o nosso site pois quando houver o protocolo deste pedido, faremos toda a cobertura até ser aprovado. Veja o video que montamos: https://youtu.be/FnHJhI8MPiQ

    1. De nada! Veja o post da ultima sexta feira em nosso site. O Conselho de governo deu aval para a Ministra protocolar a ampliação do prazo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *