<meta property="og:image" content="https://ccblux.com.br/wp-content/uploads/2024/09/soldado-768x581.jpg">
Neste último sábado (14/09) em entrevista a imprensa luxemburguesa a Ministra da Defesa (Yuriko BACKES) cogitou a possibilidade do retorno do serviço militar obrigatório em Luxemburgo.
Ela disse que uma discussão sobre este assunto é necessária, mas não é uma prioridade. Ela admitiu que é difícil obter voluntários e deseja tornar a carreira militar mais atrativa.
O serviço militar obrigatório foi abolido em 1967, por votação unânime na câmara. Nesta semana foi comemorado a lembrança dos 80 anos da libertação de Luxemburgo das garras do Nazismo pelo exército americano.
Geralmente este tipo de manifestação da ministra acontece para sondar a opinião pública a respeito do assunto e verificar a adesão ou rechaço a ideia. Existe uma tensão maior no ar por uma defesa melhor aparelhada por conta da guerra da Ucrânia.
Estaremos atentos ao que for discutido sobre o assunto. Se a lógica for semelhante aos demais deveres de luxemburgueses, os residentes fora de Luxemburgo, não deverão ser obrigados a se apresentar. Mas, poderão ser convocados sim numa situação de emergência, situação inclusive que pode acontecer também no Brasil.