Muitos já devem ter visto a hashtag #bleifthoheem propagada pelo governo luxemburguês. Significa “fique em casa”. A iniciativa do governo para frear o avanço da epidemia.
Agora o Ministério da Educação, Infância e Juventude de Luxemburgo lança o schouldoheem.lu (Escola em casa)! É uma iniciativa do governo de Luxemburgo para ajudar os alunos, professores e pais durante a suspensão das aulas em Luxemburgo.
Trata-se de um portal onde existem materiais para o Ensino primário, ensino secundário e também para Formação profissional. Possui uma variedade de materiais educativos e de entretenimento. (O site é feito nas 3 línguas oficiais de Luxemburgo, mas também tem uma parte em PORTUGUÊS e INGLÊS. No acesso ao site no canto superior direito pode-se selecionar a língua. (note que vários materiais de literatura estão sempre em alemão e francês). Mas os menus e algumas instruções já podem ser vistos em português.
O que mais me chamou a atenção foi o fato de existirem varias ferramentas digitais para auxiliar a aprendizado.
As ferramentas para educação em domicílio estão aparecendo em vários lugares do mundo e não são exclusividade de Luxemburgo. Na província francófona do Quebec no Canadá foi aberto hoje o site https://www.ecoleouverte.ca/ , ou seja a escola aberta. (site em francês e inglês).
Seja absorvendo a lingua francesa ou seja fazendo contato com as atividades luxemburguesas, tudo é válido para nos aproximarmos da cultura luxemburguesa.