Recebi uma carta de Luxemburgo que não sei do que se trata. O que fazer?

Compartilhe em:

Recebi uma correspondência com informações em francês/alemão/luxemburguês. O que aconteceu?

Pode ficar tranquilo. Todo mundo está recebendo agora esta carta. É que agora, por força da lei que trata dos dados de identificação das pessoa físicas de Luxemburgo, quando os dados são inseridos no sistema de REGISTRO NACIONAL DE PESSOAS FÍSICAS , um extrato destes dados é enviado para a pessoa par que seja feita apenas a CONFERÊNCIA das informações para mante-las com exatidão.

Esta carta não substitui aquela que virá do Bierger-Center confirmando a finalização do procedimento de recuperação/opção.

Ao final da carta são apresentados: sobrenome, nome, sexo, Data e local de nascimento, nacionalidade, estado civil, endereço e nome dos filhos e data e local de nascimento dos filhos.

Se houver alguma inconsistência nas informações a correspondência pede para retificar ao lado e enviar para que seja feita a retificação. Abaixo tem um campo com local/data e assinatura para formalizar isso.

Duas informações importantes: 1) se foi assinada a recuperação ou a opção, o campo nacionalidade, não deverá estar como “luxemburguesa” ainda, pois precisa ser decorrido o prazo total pra processamento que é de 4 meses após a assinatura.2) geralmente o campo estado civil aparece como Inconnu (desconhecido). Este campo não necessariamente precisa ser atualizado agora, mas precisa ser atualizado no momento de solicitar o passaporte. Entretanto esta informação pode ser enviada posteriormente por e-mail para o e-mail abaixo junto com a sua certidão de casamento/passaporte brasileiro. O mesmo vale para o comprovante de residência ao mudar o endereço.

registre.national@ctie.etat.lu

40 respostas para “Recebi uma carta de Luxemburgo que não sei do que se trata. O que fazer?”

  1. Boa noite, recebi essa carta duas vezes, e já faz 6 meses que assinei e levei meus dados para Luxemburgo, somente gostaria de saber se preciso confirmar algo por email ou mandar algum documento para o bierger center? Estou com essa dúvida de o que fazer? poderia me ajudar, ficaria muito grata!

    1. Ana boa noite. A segunda carta recebida deve ter vindo com o campo NACIONALIDADE escrito: brasileira e luxemburguesa. Diferente da primeira que veio apenas como brasileira. Se os demais dados ali na carta estiverem corretos, então o processo está terminado e você já é luxemburguesa. Neste caso só resta fazer o passaporte que sugiro fazer no próximo ano em Brasília quando a Embaixada de Luxemburgo começar a oferecer este serviço.

      1. Olá, recebi minha primeira carta agora e a minha dúvida é no campo Family Status, tanto no meu como no da minha filha consta a frase Célibataire depuis le…(aqui vem a data do nosso nascimento) . O que significa isso?

        1. Boa noite Ivana
          Isso é normal. A frase significa SOLTEIRA. No caso da sua filha está certo, no seu caso talvez esteja errado. Mas é bem normal nesta carta não vir isso atualizado.Para corrigir isto (no seu caso) basta digitalizar a certidão de casamento traduzida e enviar para o e-mail que está no post mais a pagina do seu passaporte brasileiro que eles atualizem o estado civil. Não é obrigatório fazer isso, mas se fores fazer o passaporte luxemburguês, a atualização do estado civil é obrigatório. Monte o e-mail em inglês, francês alemão ou luxemburguês com o pedido.

  2. POR FAVOR,
    RECEBI ESSE TIPO DE CARTA E FIZ A DEVIDA CORREÇÃO.
    AGORA REENVIO PARA: REGISTRE NATIONAL DES PERSONNES PHYSIQUES – 11, RUE NOTRE-DAME – L-2240 – LUXEMBOURG ?
    OBRIGADO

    1. Bom dia Sr. Mauricio,

      Você tem duas opções:
      Opção 1: Ou você faz as devidas correções à caneta ao lado da informação errada, colocando o local, data, assinatura e envia por correio normal para Luxemburgo;
      Opção 2: Ou você manda um e-mail para registre.national@ctie.etat.lu informando qual foi o campo errado e qual deve ser o valor correto. Mas este e-mail deve ser escrito em inglês ou francês ou alemão ou luxemburguês.

      As duas opções são válidas para fazer o ajuste.

  3. Bom Dia!
    Recebi uma carta igual a esta da publicação.
    No meu caso sou casado porém veio como solteiro. Também não há a informação em relação a minha filha. Ambas informações eu havia colocado quando fiz a segunda etapa.
    Como devo proceder?

    1. Olá Michael. O estado civil geralmente vem assim mesmo. Basta digitalizar a certidão de casamento traduzida e enviar para o e-mail que está no post mais a pagina do seu passaporte brasileiro que eles atualizam o estado civil. Não é obrigatório fazer isso, mas se fores fazer o passaporte, a atualização do estado civil é obrigatório. Monte o e-mail em inglês, francês alemão ou luxemburguês com o pedido.

  4. Olá, recebi a mesma carta 3 x sendo a última com a dupla nacionalidade.Mas não recebi a carta que confirma a Nacionalidade. Como faço para fazer id e passaporte. Para quem solicito a carta? obrigada

    1. Boa noite Sra. Cris,

      As cartas são emitidas por órgãos diferentes e nosso correio como é instável, às vezes demora para entregar ou até mesmo extravia algumas delas. Minha suspeita é que você ainda poderá receber a carta de parabéns do Bierger Center. Mas a boa notícia é que ela é meramente uma comunicação opcional. Se você já recebeu a carta do registro nacional com a nacionalidade brasileira e luxemburguesa, então já és luxemburguesa e podes solicitar a emissão de passaporte/identidade. Mesmo que a carta seja extraviada, você não perde mais a nacionalidade. Não é a entrega desta carta que lhe fará luxemburguesa. Você já está com a nacionalidade concedida. Damos-lhe os parabéns e que aproveite bem este presente de seus ancestrais.
      Abraços da equipe da CCBLUX

  5. Olá,

    Eu tenho algumas dúvidas:

    1- Recebi a mesma carta e ainda consto como brasileira, sendo que fui em Luxemburgo em Março/2020. Porque estão demorando tanto para dar minha dupla nacionalidade?

    2- Algumas mudanças me aconteceram desde Março/2020. Eu casei e mudei meu nome de solteira. Como faço para enviar esses novos documentos? Preciso fazer a tradução juramentada da certidão e também enviar uma cópia da carteira de identidade brasileira (que já consta meu novo nome)?

    3 – Gostaria de saber se meu esposo e meu enteado também tem direito a cidadania através de mim.

    Obrigada!

    1. Olá Barbara
      respostas:
      1) O prazo para emitirem a nacionalidade é 4 meses e 5 dias depois de assinado. Após isso o registro nacional e uma copia da declaração de recuperação/opção/naturalização é enviada para você. Mas este documento pode levar até 120 dias para chegar depois de passados os 4 meses e 5 dias.
      Se não chegar é preciso fazer um contato.

      2) Veja: https://ccblux.com.br/?page_id=485

      3) enteado não tem direito a nacionalidade. Mas ele terá o visto de membro familiar se você for morar na Europa. O seu marido até pode pedir a nacionalidade pelo casamento, mas terá que passar na prova ORAL da língua luxemburguesa (não vale alemão ou francês que também são linguas oficiais). Se o seu marido adquirir a nacionalidade, o filho dele (seu enteado) passa a ter direito para pedir a nacionalidade. Ele assim como filho dele (seu enteado) ganharão o visto de membro familiar para residir na Europa.

      Att

      CCBLUX

  6. Olá, como faço para que meu casamento seja reconhecido em
    Luxemburgo? Meu
    Marido é brasileiro/luxemburgues e casamos no Brasil. No registro de pessoas físicas dele em luxemburgo consta o estado civil
    Dele como CASADO e meu nome como esposa.
    Mas vamos morar em Portugal, e Portugal pede o reconhecimento do casamento em Luxemburgo. Não sabemos o que é isso nem como fazer.

    1. Quem lhe explicará o processo é a embaixada de luxemburgo em Lisboa. Ligue para lá. Seu marido ter o nome do cônjuge no passaporte ajuda também.

  7. Boa tarde!
    Recebi a carta semelhante à acima com as duas nacionalidades.
    Preciso esperar o certificado do Bieger Center pra solicitar o passaporte e Identidade?

  8. Boa noite.
    Recebi o extrato dos dados com um erro de acentuação (acento agudo) no primeiro sobrenome.
    Não houve mudança nas letras
    1 – É necessário solicitar correção nesse caso?
    2 – Posso aguardar a finalização do processo de cidadania para solicitar a mudança?

    1. Bom dia Senhor Paulo. A resposta suas 2 perguntas é sim. Você pode pedir a correção depois ou já. Isto é feito por e-mail ou por via postal. O ideal é que faça o ajuste antes da emissão do passaporte ou ID luxemburguês.

  9. Boa tarde!! Já realizei a segunda etapa lá em Luxemburgo porém ainda não recebi essa carta. Existe alguma forma de entrar em contato para saber se houve algum erro?

    1. A carta do registro nacional só é emitida depois de decorrer o prazo de 4 meses e 5 dias após a assinatura. Esta carta é postada, mas pode chegar no Brasil até 90 dias depois desta postagem. Ou seja, você poderá receber a confirmação em 7 meses após a assinatura. Claro que o correio pode extraviar o documento ou mesmo eles terem digitado seu endereço errado e com isso você nunca receber as cartas. Mas um simples contato com o RNPP pode ser feito para atualizar o endereço. Você pode ligar para a Embaixada em Brasilia ou até mesmo mandar um e-mail para o registro nacional para perguntar se você está com as 2 nacionalidades no seu cadastro de cidadão no RNPP.

    1. Bom dia Bruna, se os dados estão corretos na carta do registro nacional, não precisa fazer nada. Era apenas para a sua conferência. No futuro se mudar seu estado civil ou endereço, deve ser feita a atualização.

  10. Olá,
    Estive em Luxemburgo dia 23/10. Recebi a carta datando 20/10 e não consta o nome dos meus filhos! Porém os dados deles foram passados na primeira e segunda etapa! É necessário responder repassando os dados dele?

    Obrigada

  11. Olá!

    Eu e minha família iniciamos o processo por aquisição em setembro do ano passado e recebemos nossa 1ª carta do Registre National des Personnes Physiques. No entanto, na carta da minha mãe, que é casada, não consta em “situation de familie” o nome do cônjuge, diz que seu estado civil é desconhecido. O sobrenome de casada, porém, está devidamente escrito na carta.

    No envio dos documentos, também enviamos uma cópia da certidão de casamento dela, traduzida e juramentada.

    Gostaria de entender se devo enviar um e-mail, solicitando uma correção, ou se não preciso me preocupar. Meu receio é que minha tenha problemas na hora de emitir o passaporte.

    Poderiam me ajudar?

    1. Boa noite Jonas,
      Sim o estado civil é obrigatório atualizar para emitir o passaporte. Mas a alteração é bem simples, rápida e feita por e-mail.
      Utilize nossa assistente virtual para mandar o e-mail solicitando este ajuste.
      Assistente virtual

  12. Recebi uma carta com “Extrait du Registre nacional” do meu filho de 7 anos.
    Minha dúvida: na sessão Parents, item “Nom officiel” consta somente o nome do pai (que também solicita a cidadania Luxemburguesa), mas o nome da mãe não.
    Entregamos os formulários preenchidos com ambos os nomes (pai e mãe). Está correto não constar o nome de um dos pais?
    Posso/Devo solicitar a correção?
    Nos futuros documentos do nosso filho, constarão os nomes do pai e da mãe?
    Agradeço antecipadamente

    1. Consta o nome do pai pois é pelo pai que a criança é luxemburguesa. A criança é registrada em Luxemburgo obviamente com o nome do pai e da mãe. O pai sozinho, sem a autorização da mãe, não podem emitir o passaporte ou identidade luxemburguesa.

  13. Minha avó paterna recebeu a carta do Bierger-Center a felicitando pela conquista da cidadania. O nome dela já consta nos registros de Luxemburgo!
    Agora, eu consigo encaminhar os meus documentos para pedir a minha cidadania também né?

    1. Bom dia Bruna.
      Sim é verdade. Se sua avó tem a cidadania confirmada, significa que todos os filhos ou filhas, netos ou netas dela, podem pedir a cidadania pelo artigo 23 SEM PRAZO.
      Você pode fazer isso sozinha , ou com a ajuda da nossa empresa.
      Que bom que sua avó pode dar este presente para todos os netos.

  14. Bom dia!

    Minha família recebeu essa carta hoje (todos com a cidadania constando como brasileira, apenas). Devemos aguardar uma segunda carta com a cidadania luxemburguesa e brasileira?

    Todos os dados vieram corretos, então não há necessidade de corrigir.

    É preciso fazer alguma coisa além de aguardar? O passaporte só pode ser feito após a carta com as duas cidadanias?

    Obrigada!

    1. Geralmente, esta carta onde aparece a nacionalidade apenas como brasileira, é apenas um pré-cadastro. Para poder emitir o passaporte ou identidade luxemburguesa, é necessário que no sistema constem as duas nacionalidades. Esta informação da nacionalidade luxemburguesa é incluída quando é finalizado um pedido pelo artigo 7 (cidadania automática e involuntária), ou pela assinatura dos pedidos de recuperação (artigo 89) ou opção (artigo 23). Os pedidos de recuperação e opção só permitem emitir o passaporte 4 meses e 5 dias após a assinatura. Prazo legal que o governo tem para oficializar a nacionalidade.

  15. Boa noite.
    Recebi a primeira carta. Estou me organizando para ir em Luxemburgo concluir a segunda etapa. Todavia essa minha primeira carta foi jogada fora de forma equivocada. Como faço? Como proceder? Estou desesperado! Consigo uma segunda via? Essa carta preciso levar junto com os documentos.

    1. Bom dia. Conforme lhe informamos, deve ser solicitada via nova deste documento. Lembrando que seu prazo para assinar em Luxemburgo é dezembro de 2025. Portanto deve ser pedido logo para que chegue à tempo de você se planejar. Oferecemos o serviço para obter a segunda via e para orientar a segunda etapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *