Recebi uma carta de Luxemburgo que não sei do que se trata. O que fazer?

Compartilhe em:

Recebi uma correspondência com informações em francês/alemão/luxemburguês. O que aconteceu?

Pode ficar tranquilo. Todo mundo está recebendo agora esta carta. É que agora, por força da lei que trata dos dados de identificação das pessoa físicas de Luxemburgo, quando os dados são inseridos no sistema de REGISTRO NACIONAL DE PESSOAS FÍSICAS , um extrato destes dados é enviado para a pessoa par que seja feita apenas a CONFERÊNCIA das informações para mante-las com exatidão.

Esta carta não substitui aquela que virá do Bierger-Center confirmando a finalização do procedimento de recuperação/opção.

Ao final da carta são apresentados: sobrenome, nome, sexo, Data e local de nascimento, nacionalidade, estado civil, endereço e nome dos filhos e data e local de nascimento dos filhos.

Se houver alguma inconsistência nas informações a correspondência pede para retificar ao lado e enviar para que seja feita a retificação. Abaixo tem um campo com local/data e assinatura para formalizar isso.

Duas informações importantes: 1) se foi assinada a recuperação ou a opção, o campo nacionalidade, não deverá estar como “luxemburguesa” ainda, pois precisa ser decorrido o prazo total pra processamento que é de 4 meses após a assinatura.2) geralmente o campo estado civil aparece como Inconnu (desconhecido). Este campo não necessariamente precisa ser atualizado agora, mas precisa ser atualizado no momento de solicitar o passaporte. Entretanto esta informação pode ser enviada posteriormente por e-mail para o e-mail abaixo junto com a sua certidão de casamento/passaporte brasileiro. O mesmo vale para o comprovante de residência ao mudar o endereço.

registre.national@ctie.etat.lu

19 respostas para “Recebi uma carta de Luxemburgo que não sei do que se trata. O que fazer?”

  1. Boa noite, recebi essa carta duas vezes, e já faz 6 meses que assinei e levei meus dados para Luxemburgo, somente gostaria de saber se preciso confirmar algo por email ou mandar algum documento para o bierger center? Estou com essa dúvida de o que fazer? poderia me ajudar, ficaria muito grata!

    1. Ana boa noite. A segunda carta recebida deve ter vindo com o campo NACIONALIDADE escrito: brasileira e luxemburguesa. Diferente da primeira que veio apenas como brasileira. Se os demais dados ali na carta estiverem corretos, então o processo está terminado e você já é luxemburguesa. Neste caso só resta fazer o passaporte que sugiro fazer no próximo ano em Brasília quando a Embaixada de Luxemburgo começar a oferecer este serviço.

      1. Olá, recebi minha primeira carta agora e a minha dúvida é no campo Family Status, tanto no meu como no da minha filha consta a frase Célibataire depuis le…(aqui vem a data do nosso nascimento) . O que significa isso?

        1. Boa noite Ivana
          Isso é normal. A frase significa SOLTEIRA. No caso da sua filha está certo, no seu caso talvez esteja errado. Mas é bem normal nesta carta não vir isso atualizado.Para corrigir isto (no seu caso) basta digitalizar a certidão de casamento traduzida e enviar para o e-mail que está no post mais a pagina do seu passaporte brasileiro que eles atualizem o estado civil. Não é obrigatório fazer isso, mas se fores fazer o passaporte luxemburguês, a atualização do estado civil é obrigatório. Monte o e-mail em inglês, francês alemão ou luxemburguês com o pedido.

  2. POR FAVOR,
    RECEBI ESSE TIPO DE CARTA E FIZ A DEVIDA CORREÇÃO.
    AGORA REENVIO PARA: REGISTRE NATIONAL DES PERSONNES PHYSIQUES – 11, RUE NOTRE-DAME – L-2240 – LUXEMBOURG ?
    OBRIGADO

    1. Bom dia Sr. Mauricio,

      Você tem duas opções:
      Opção 1: Ou você faz as devidas correções à caneta ao lado da informação errada, colocando o local, data, assinatura e envia por correio normal para Luxemburgo;
      Opção 2: Ou você manda um e-mail para registre.national@ctie.etat.lu informando qual foi o campo errado e qual deve ser o valor correto. Mas este e-mail deve ser escrito em inglês ou francês ou alemão ou luxemburguês.

      As duas opções são válidas para fazer o ajuste.

  3. Bom Dia!
    Recebi uma carta igual a esta da publicação.
    No meu caso sou casado porém veio como solteiro. Também não há a informação em relação a minha filha. Ambas informações eu havia colocado quando fiz a segunda etapa.
    Como devo proceder?

    1. Olá Michael. O estado civil geralmente vem assim mesmo. Basta digitalizar a certidão de casamento traduzida e enviar para o e-mail que está no post mais a pagina do seu passaporte brasileiro que eles atualizam o estado civil. Não é obrigatório fazer isso, mas se fores fazer o passaporte, a atualização do estado civil é obrigatório. Monte o e-mail em inglês, francês alemão ou luxemburguês com o pedido.

  4. Olá, recebi a mesma carta 3 x sendo a última com a dupla nacionalidade.Mas não recebi a carta que confirma a Nacionalidade. Como faço para fazer id e passaporte. Para quem solicito a carta? obrigada

    1. Boa noite Sra. Cris,

      As cartas são emitidas por órgãos diferentes e nosso correio como é instável, às vezes demora para entregar ou até mesmo extravia algumas delas. Minha suspeita é que você ainda poderá receber a carta de parabéns do Bierger Center. Mas a boa notícia é que ela é meramente uma comunicação opcional. Se você já recebeu a carta do registro nacional com a nacionalidade brasileira e luxemburguesa, então já és luxemburguesa e podes solicitar a emissão de passaporte/identidade. Mesmo que a carta seja extraviada, você não perde mais a nacionalidade. Não é a entrega desta carta que lhe fará luxemburguesa. Você já está com a nacionalidade concedida. Damos-lhe os parabéns e que aproveite bem este presente de seus ancestrais.
      Abraços da equipe da CCBLUX

  5. Olá,

    Eu tenho algumas dúvidas:

    1- Recebi a mesma carta e ainda consto como brasileira, sendo que fui em Luxemburgo em Março/2020. Porque estão demorando tanto para dar minha dupla nacionalidade?

    2- Algumas mudanças me aconteceram desde Março/2020. Eu casei e mudei meu nome de solteira. Como faço para enviar esses novos documentos? Preciso fazer a tradução juramentada da certidão e também enviar uma cópia da carteira de identidade brasileira (que já consta meu novo nome)?

    3 – Gostaria de saber se meu esposo e meu enteado também tem direito a cidadania através de mim.

    Obrigada!

    1. Olá Barbara
      respostas:
      1) O prazo para emitirem a nacionalidade é 4 meses e 5 dias depois de assinado. Após isso o registro nacional e uma copia da declaração de recuperação/opção/naturalização é enviada para você. Mas este documento pode levar até 120 dias para chegar depois de passados os 4 meses e 5 dias.
      Se não chegar é preciso fazer um contato.

      2) Veja: https://ccblux.com.br/?page_id=485

      3) enteado não tem direito a nacionalidade. Mas ele terá o visto de membro familiar se você for morar na Europa. O seu marido até pode pedir a nacionalidade pelo casamento, mas terá que passar na prova ORAL da língua luxemburguesa (não vale alemão ou francês que também são linguas oficiais). Se o seu marido adquirir a nacionalidade, o filho dele (seu enteado) passa a ter direito para pedir a nacionalidade. Ele assim como filho dele (seu enteado) ganharão o visto de membro familiar para residir na Europa.

      Att

      CCBLUX

  6. Olá, como faço para que meu casamento seja reconhecido em
    Luxemburgo? Meu
    Marido é brasileiro/luxemburgues e casamos no Brasil. No registro de pessoas físicas dele em luxemburgo consta o estado civil
    Dele como CASADO e meu nome como esposa.
    Mas vamos morar em Portugal, e Portugal pede o reconhecimento do casamento em Luxemburgo. Não sabemos o que é isso nem como fazer.

    1. Quem lhe explicará o processo é a embaixada de luxemburgo em Lisboa. Ligue para lá. Seu marido ter o nome do cônjuge no passaporte ajuda também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *