
O serviço de nacionalidade luxemburguesa do Ministério da Justiça de Luxemburgo mudou o layout dos certificados para o artigo 23. Agora eles passaram a ter uma menção do nome da pessoa que se utilizará do certificado.
Até então o certificado mencionava o nome da mãe (ou pai) ou da avó (ou avô) que tinha a cidadania e qualquer pessoa que fosse filho(a) ou neto(a) poderia utilizar.
Imaginamos que ao nomear a pessoa que utilizará o documento, o Ministério evitará enganos, falhas ou fraudes no procedimento.
Tenho certificado no formato antigo , em nome da minha vó. Fui eu quem deu entrada no processo. Devo ir a Luxemburgo em abril.
O certificado antigo ainda será válido ou devo pedir em novo formato?
Como faço isso?
Apesar de haver esta recomendação para reemitir o certificado de nacionalidade, temos visto que o certificado no modelo anterior (sem o nome do detentor que vai utilizá-lo) está sendo aceito sem problemas. Portanto não é imperativo pedir um novo certificado. Mas se quiser pedir, está escrito no post o procedimento.
obrigado pela orientação. Como eu encaminhei o processo, imagino que meu nome já está nos cadastros. Contudo não achei no post o procedimento para renovação, poderia me indicar?
Existem duas formas:
1) PEDIR PREVIAMENTE : Se não tiver marcada a viagem ainda, basta mandar um e-mail para o Ministério da Justiça com o certificado antigo + passaporte da pessoa que vai pedir e endereço atualizado para envio. (leva uma semana para emitir + tempo de correio até o Brasil).
2) SOLICITAR RETIRADA PESSOAL: Necessário quando já se já tiver a viagem marcada. Pode buscar diretamente no Ministério da Justiça , mas o pedido deve ser feito com no mínimo 2 ou 3 dias úteis de antecedência para pegar. (leve em consideração os feriados em Luxemburgo).Basta solicitar por e-mail o documento informando que fará a retirada no Guichet do Ministério da Justiça (Rue Erasme, 13 das 8:30 as 11:30 e 14:30 as 16:00).
A nossa assistente virtual gera os textos de e-mail em francês para os dois casos basta copiar e colar o destinatário, titulo do e-mail e texto do e-mail anexando a copia do certificado antigo e do passaporte brasileiro. (https://www.ccblux.com.br/lulu.php)